Ao Secretário Nacional da Juventude do PT

Segundo regimento do III Congresso Nacional da Juventude do PT aprovado no Conselho Político da Juventude do PT e ratificado pela Executiva Nacional do PT, as Comissões Organizadoras Municipais deveriam ser inscritas por meio de sistema criado para este fim, e os Congressos Municipais deveriam ser convocados da mesma maneira. Sobre os Congressos Intermunicipais, o regimento apontava no inciso 2º do Art. 1 do regimento1 que estes deveriam ser aprovados pela Comissão Organizadora Estadual.  

Em que pese o fato de apenas uma pessoa ter, oficialmente, acesso a plataforma do sistema, com poder inclusive para aprovar ou não comissões organizadoras, quando o Sisjuv estava em pleno funcionamento todo/a filiado/a tinha acesso em tempo real às comissões formadas e congressos convocados, podendo assim zelar pelo cumprimento do regimento. Diante da alteração do regimento que permitiu que as Comissões Organizadoras Municipais pudessem ser inscritas por e-mail, e da orientação informal de que os congressos municipais poderiam ser convocados por e-mail, as/os filiadas/os perderam o acesso às informações e, portanto ficaram impossibilitados de fiscalizar o cumprimento dos seguintes aspectos do regimento:

  • A divulgação por 72 horas da composição da Comissão Organizadora Municipal para fins de validação ou contestação; 
  • O prazo limite de até 07 de setembro para constituir Comissões Organizadoras Municipais; 
  • A convocação do Congresso Municipal pela respectiva Comissão Organizadora Municipal;
  • A convocação dos Congressos Municipais com no mínimo cinco dias de antecedência a data de sua realização2 ;
  • A comunicação de alteração de data e/ou local de realização do Congresso Municipal à Comissão Organizadora Estadual e à Comissão Organizadora Nacional com no mínimo 3 (três) dias de antecedência para ampla divulgação;  
  • O prazo de convocação dos congressos municipais pela Comissão Organizadora Municipal até dia 14 de Setembro de 20153; 

No que tange aos Congressos Intermunicipais, seria necessário que todos/as tivessem acesso às atas das reuniões que aprovaram sua convocação, bem como a lista de cidades em que estes serão realizados.

Considerando todos os problemas citados, a necessidade de transparência e lisura no processo do Congresso da Juventude do PT, solicitamos o acesso ao endereço eletrônico oficial da Comissão Organizadora Nacional antes da reunião Grupo de Trabalho operacional do III CONJPT marcada para o próximo dia 23 de setembro, a fim de averiguar se os dispositivos regimentais supracitados estão sendo respeitados. 

Solicitamos ainda o acesso às datas e horários em que as comissões e congressos foram inseridos no sistema. 


Observações:   
1 § 2º. Os municípios que tiverem até 4 (quatro) filiados/as, poderão solicitar à Comissão Organizadora Estadual a realização de Congresso Intermunicipal, através de endereço eletrônico, que deverá ocorrer no mesmo período definido para a realização das etapas municipais.

2 Art. 21. A data e o local de realização dos congressos municipais deverá ser informada à Comissão Organizadora Estadual, para conhecimento, por e-mail, e à Comissão Organizadora Nacional, através do site www.pt.org.br e do sistema informatizado nacional do PT, com 5 (cinco) dias de antecedência para ampla divulgação. 

§2º. Os congressos que não forem informados no prazo determinado serão considerados nulos. 

3 Considerando a alteração regimental aprovada pela CEN   

Assinam:
Articulação de Esquerda
Avante
Mensagem ao Partido
Militância Socialista 
Ao Secretário Nacional da Juventude do PT Ao Secretário Nacional da Juventude do PT Reviewed by FORA DA ORDEM BRASIL on 18:37 Rating: 5

Nenhum comentário