17 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE COMBATE A LGBTFOBIA



Respeitar é um dever de Todxs nós.


No dia 17 de Maio de 1990 há exatamente 27 anos,  ocorreu a exclusão da homossexualidade da classificação internacional de doenças e problemas relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então a comunidade Cientifica se opõe a considerar a orientação afetiva-sexual como uma doença que deve ser “curada” e retirou o termo com o sufixo “ismo” que na área da Saúde, essa expressão é caracterizada como uma condição patológica.

Essa foi um conquista para o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que até hoje é lembrada por pessoas e coletivos que defendem os direitos dos LGBT´s como um marco mundial de mobilização, protesto e de denuncia. Porém mesmo não sendo tratados como doentes, de lá para cá não deixamos de ser vitimas do ÓDIO por nossa orientação sexual e de identidade de gênero, por isso, mais do que uma data comemorativa, essa é uma data de luta e conscientização política, lutaremos, no Brasil estamos vivendo um momento de retrocesso, a violência e o preconceito ainda são pautas de lutas da comunidade LGBT.

Os movimentos LGBT´s, estão Organizados em diversas entidades, grupos e coletivos, estamos lutando pelo  respeito à nossa cidadania, por direitos e políticas públicas para nós. Resistiremos pelo fim da LGBTfobia, do Sexismo e machismo que tem matado todos os dias nós LGBT´s.


Texto: Sílvio Lacerda
Foto: Tiago Belinski
17 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE COMBATE A LGBTFOBIA 17 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE COMBATE A LGBTFOBIA Reviewed by FORA DA ORDEM BRASIL on 08:38 Rating: 5

Nenhum comentário